Translate

16 de abril de 2014

Resenha: Divergente


Livro: Divergente                                                 
Série: Divergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 504 


Sinopse: Uma escolha pode mudar toda a vida de Beatrice! Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.



   Numa Chicago futurista a sociedade foi dividida em 5 facções:

  • Abnegação (Para os altruístas)
  • Amizade (Para os pacíficos)
  • Audácia (Para os corajosos)
  • Erudição (Para os estudiosos/ inteligentes)
  • Franqueza (Para os honestos)
Ao completar 16 anos os jovens passam por um teste de aptidão para ver em qual facção se encaixam e devem decidir se devem continuar na facção aonde nasceram ou se abandonam a família e vão para a facção que acham que pertence. E logo no início do livro acompanhamos as dúvidas de Beatrice em relação a sua escolha, ela faz o teste e seus resultados são inconclusivos e descobre que é uma divergente. Ser divergente é algo perigoso para o governo pois os divergentes não podem ser manipulados e por isso devem esconder essa informação e entrar na facção na qual acham que se encaixam.
    Beatrice sai da sua atual facção (Abnegação) e vai para a Audácia aonde tem que passar por um teste de iniciação com os outros transferidos e a partir daí ela tem que se esforçar para entrar de verdade na Audácia e acontecem muitas coisas durante sua entrada na facção e isso se estende até quase a metade do livro.


   Da metade para o final do livro começamos a entender como são as outras facções e os conflitos entre elas, Beatrice se apaixona por seu instrutor na Audácia e quase no fim do livro a ação começa quando uma guerra entre as facções se inicia e é fascinante a quantidade de informações que a autora deixa para o final do livro.
  É  um livro que você consegue ler bem rápido pois a narrativa não é complexa, os personagens são incríveis e no fim você fica louco para descobrir o que irá acontecer nos outros livros. 
  Gostei muito do livro, li bem rápido porque é um livro que você não consegue parar de ler e indico o livro para quem gosta de aventura com uma pitada de romance. 


   O filme estréia amanhã, estou doida para ver a Tris e o quatro na telona. rs


Bom, é isso. Espero que vocês tenham gostado e até o próximo post. Beijoos. :)
© Julia's Diary - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Design Divino.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo